Inscrições


Clube de Leitura de Literatura para sujeitos vivendo com HIV/aids

“A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida”
– Fernando Pessoa

Olá!

Me chamo Naamã Rubet, sou psicólogo e psicanalista clínico. Faz alguns anos que recebo na clínica pessoas vivendo com HIV ou doentes de aids e em sofrimento psíquico, além de investigar essa questão sob à luz da psicanálise. Tenho constatado que, quase sempre, sujeitos infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana são tomados apenas como um corpo orgânico marcado por um vírus (no qual impera-se a lógica prevenção e tratamento), ignorando a existência de um sujeito para além do corpo e do vírus.

Por outro lado, e daí vem a ideia do projeto, é comum que, após o diagnóstico, haja uma espécie de colagem na sorologia. Já ouvi enunciados como “eu sou soro”. O significante soropositivo fica inflado, o Eu é invadido pelo “soropositivo” e surge uma vida em função do diagnóstico. Medos, insegurança, busca constante por informações, ânsia pela cura, uma vida restrita a questões do ocorrido no corpo. São casos para se buscar um analista.

Mas, para muitos, ainda há uma resistência na busca dessa escuta. É daí que surge o projeto. Não com a intenção de substituir um processo terapêutico ou analítico – se essa é sua intenção, informo que no Clube de Leitura não é o que encontrará. O projeto não substitui sua análise ou terapia, ele é uma aposta de oportunidade para que sujeitos vivendo com o HIV possam circular por outros universos e, mesmo que no campo do imaginário, serem atravessados por outras histórias e fazerem laço com novos simbólicos. Isso é o que a leitura literária nos possibilita. Além do mais, ao se engajarem num projeto como este, fazendo laço com um grupo, o sentimento de pertencimento a algo pode contribuir de alguma forma para um esvaziamento dessa inundação do Eu pelo diagnóstico.

Não há garantias de nada. Tudo aqui é uma aposta.
Esse projeto é piloto, ele é uma aposta.
Não posso te garantir nada.
Mas se você desejar apostar comigo, ficarei feliz em iniciá-lo com sua participação.

Para mais informações, acesse o destaque “Clube de leitura para PHIV/aids” no Instagram @naamarubet.