Atendimento Remoto

A verdade só pode ser dita nas malhas da ficção.
Jacques Lacan

Os últimos acontecimentos se impuseram como desafios para as áreas de saber, inclusive as que investigam o Sujeito inserido na Cultura. Conceitos basilares da teoria psicanalítica foram colocados em questão, entre eles “Presença” e “Ausência”. O que é presença? É possível uma Escuta por meio de dispositivos tecnológicos não estando fisicamente presente? Todas essas questões foram se fazendo na medida que a emergência obrigasse que a experiência se antecipasse à teorização.

A pandemia exigiu que buscássemos novas possibilidades de contato para nos mantermos no laço social. É claro que se faz necessário a investigação, estudo e crítica sobre as Redes Sociais e o vínculo virtual, um acontecimento recente e que ainda não sabemos do impacto, à longo prazo, na nossa constituição subjectiva. Mas, não há dúvidas que elas foram imprescindíveis no período pandêmico.

O remoto, inicialmente, foi um desafio. Mas também nos trouxe possibilidades anteriormente impensadas. Na pandemia estive em Congressos Internacionais, fiz Supervisão com psicanalistas mais experientes que estão no exterior, ou por aqui, mas geograficamente distantes. Também recebi pacientes/analisandos de todo o território nacional, ou em São Paulo, mas em regiões mais distantes. Alguns que nunca encontrei fisicamente, mas, sempre presente. Uma outra presença. Um outro encontro.

A experiência clínica nos mostrou o que está sendo teorizado: para uma análise acontecer é preciso um escuta(DOR). Escutar não é ouvir, é um encontro que não se trata do físico. A presença física não garante este encontro e a Escuta.

Não respondi questões mais objetivas como agenda, tempo, valor/custo e como funciona. Mas talvez foi possível entender que a experiência de escuta/fala no remoto não perde a “qualidade”. O que garante uma análise é um encontro específico (transferência) e Escuta, com a presença no físico ou não.

O primeiro atendimento é como for possível para você: Zoom, Meet, Whatsapp, Skype ou outro. Nele combinamos como tenho o hábito de fazer.

Mais informações comigo, no link abaixo.

Até.